Funções Sociais da Escola

É importante que os professores tenham muito claro quais são as funções da escola.

Coloco aqui para reflexão e discussão algumas citações de Sacristán & Goméz (2000) sobre o objetivo básico da escola e as suas funções sociais, seguidas de algumas questões.
Posteriormente, indicarei outras leituras e meus próprios comentários.

A escola deve prover os indivíduos "não só, nem principalmente, de conhecimentos, idéias, habilidades e capacidades formais, mas também, de disposições, atitudes, interesses e pautas de comportamento". Assim,  tem como objetivo básico a socialização dos alunos para:

1. Função reprodutora (socialização do indivíduo): "garantir a reprodução social e cultural como requisito para sobrevivência mesma da sociedade". (p. 14)

2. Função educativa 1 (que eu chamaria de compreensiva): "utilizar o conhecimento para compreender as origens das influências, seus mecanismos, intenções e conseqüências, e oferecer para debate público e aberto as características e efeitos para o indivíduo e a sociedade desse tipo de processo de reprodução"(p.22);

3. Função compensatória: "atenuar, em parte, os efeitos da desigualdade e preparar cada indivíduo para lutar e se defender nas melhores condições possíveis, no cenário social"(p. 24);

4. Função educativa 2 (que eu chamaria de transformadora): "provocar e facilitar a reconstrução de conhecimentos, atitudes e formas de conduta que os(as) alunos(as) assimilam direta e acriticamente  nas práticas sociais de sua vida anterior e paralela à escola"(p.25).
 

  Questões  para discussão em grupos de estudo.

1. Será que ao perguntarmos aos professores, diretores, coordenadores pedagógicos, supervisores de ensino,   pais dos alunos e aos próprios alunos quais são as funções sociais da escola, eles responderão de imediato e objetivamente?  Por quê?

2. A proliferação de faculdades particulares tanto nas capitais com em pequenas cidades do interior, em todo o Brasil, aparentemente  atende as funções sociais  reprodutora, transformadora e compensatória. Porque elas não são de fato cumpridas?

3. E as instituições públicas de Ensino Superior, estão todas elas cumprindo as suas funções sociais?

 4. Qual a relação que vocês , como equipe, estabelecem entre as funções da escola e a formação do professor?

5. Qual é a relação existente entre as funções da escola e a elaboração e execução do projeto curricular?

6. Qual a articulação que se pode estabelecer entre os cursos de Pedagogia e os de Licenciatura e as funções da escola?

Referências Bibliográficas:

Sacristán, J. Gimeno & Goméz, A. I. Peréz . As funções sociais da escola: da reprodução à reconstrução crítica do conhecimento e da experiência.Compreender e transformar o ensino. Porto Alegre: ARTMED, 2000.

Leitura complementar: Educação Hoje: questões em debate: Mesa redonda. Estudos Avançados 15 (42) p. 11-43)
 
 

Vínculos correlatos
 

Formação de Professores         Organizações que aprendem

Nova função social da escola: o lazer

Construir o projecto educativo local: relato de uma experiência

O Lugar da Escola na Sociedade a Sabedoria